quinta-feira, 17 de março de 2016

Minha ideia para a melhoria do chamamento de professores pelo Processo Seletivo Simplificado da secretaria de educação do estado do Paraná.


Minha ideia para a melhoria do chamamento de professores pelo Processo Seletivo Simplificado da secretaria de educação do estado do Paraná.

Introdução:

Sou Professor Luiz e trabalho atualmente na rede pública estadual de educação do Paraná.
Gosto muito do meu trabalho e da escola pública. Acredito que educação pública de qualidade é base para o futuro da nação. Sou grato ao Governo do Estado, à secretaria de educação e aos núcleos de educação pela oportunidade que tenho de trabalho pelo Processo Seletivo Simplificado.
Sei, contudo, que as escolas da rede pública ainda sofrem com a falta de professores no início dos períodos letivos devido a demora do chamamento dos professores. Acredito que essa demora poderia ser minimizada se investíssemos numa melhoria do sistema de dados, e resolvi escrever esta postagem para compartilhar minha ideia.

Não pretendo por meio dessa postagem criticar o trabalho de ninguém. Acredito que os profissionais da secretaria de educação do Paraná, dos núcleos regionais de educação e das escolas estaduais estão fazendo um bom trabalho o que torna possível essa oportunidade de trabalho para muitos de nós professores. Pretendo apenas trazer alguns pontos que podem colaborar para a melhoria do sistema de dados que esse pessoal dispõe e que poderia agilizar o trabalho de todos resultando num chamamento mais rápido e escolas com professores já nos primeiros dias letivos.

Breve explicação sobre o funcionamento atual do PSS:

Os professores que desejam trabalhar na rede pública estadual de ensino com contratação temporária passam por um processo de seleção chamado PSS. É uma prova de títulos na qual contam diplomas e experiência no próprio estado para galgar pontos e por em ordem uma lista de candidatos.


Foto do portal do PSS. Fonte: http://www.pss.pr.gov.br/

Esta lista é formada com inscrição eletrônica por um portal na internet
http://www.pss.pr.gov.br/

Existem editais que regulamentam o concurso. Nestes editais os candidatos
são informados de como se inscrever, datas, prazos, lista de pontuação dos títulos, dos documentos que precisam providenciar para uma possível contratação entre outras informações.
http://www.educacao.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=191

Após as inscrições é formada uma lista e cada candidato tem acesso à sua classificação
na lista de candidatos. Até aqui o sistema atual é bastante razoável e funciona bem.

O fato de se poder inscrever e acompanhar o chamamento via internet foi um grande avanço e
permite à secretaria de educação atender ao grande número de candidatos de uma forma organizada.


Onde encontramos dificuldades:


Espero que os leitores entendam que não pretendo apresentar aqui uma solução única e definitiva, mas espero contribuir com uma ideia que, combinada a outras ideias e ao trabalho de muitos profissionais, possa resultar numa solução ou melhoria no atual sistema.


Em um certo momento próximo ao início das aulas a lista de professores candidatos começa a ser chamada por um edital na internet, o que obriga o candidato a inserir em sua rotina diária a observação da página da secretaria de educação.
http://www.nre.seed.pr.gov.br/
Este procedimento é correto, contudo contribui para que muitos dos candidatos, ocupados por seus outros afazeres acabem por perder a chamada e faltar no dia da convocação.

No sistema atual, pelo que sei, as escolas solicitam à secretaria de educação (que passa as informações aos núcleos regionais de educação) professores para atenderem à necessidade informando o turno e o número de aulas disponíveis aos núcleos.
Assim os núcleos procedem o chamamento por edital de um determinado número de professores no qual esperam que consigam atender aos horários disponíveis nas escolas.

Ao chamar por edital os funcionários dos núcleos não têm como saber quantos dos professores de fato comparecerão ao chamamento e também não têm como saber se esses professores chamados terão disponibilidade de horário e transporte ao local das aulas, ou seja, na prática os núcleos ficam limitados pelo sistema a chamar e torcer para que professores possam atender aos horários e locais necessários e enquanto isso, os professores estão ansiosos para trabalhar, e não tem como informar ao núcleo suas preferências de escolas nem suas disponibilidades de horário.


Foto ilustrativa. Fonte: http://www.bothsidesofthetable.com/2011/12/17/let-me-introduce-myself/hand-shake-table/

Na prática os professores só ficam sabendo das aulas disponíveis quando sentam frente a frente com
um funcionário do núcleo onde poderão ver num papel as aulas disponíveis nas escolas e terão de decidir de última hora se aceitam aula naquela escola ou não. Nesta situação os professores muitas vezes não sabem sequer o endereço da escola nem se conseguirão um transporte para o trabalho naquele local. Isso gera um grande número de desistências. Ao chegar na mesa o professor descobre que as aulas não são no turno que ele pode trabalhar, ou que o colégio fica muito longe. Os funcionários dos núcleos sabem muito melhor do que nós essas dificuldades que eles enfrentam ao atender os professores dessa forma. Fora o grande número de professores que chegam sem a documentação necessária para a contratação.

Então as principais dificuldades identificadas que contribuem para a lentidão no processo de contratação dos professores substitutos são:

(1) Os núcleos de educação não têm informações sobre os horários dos professores; Os professores não podem definir nem atualizar seus horários possíveis de trabalho;

(2) Os núcleos de educação não têm informações sobre que escolas os professores podem ou querem trabalhar; Os professores não podem mostrar as escolas que gostariam ou poderiam trabalhar;

(3) Muitos dos professores candidatos não atendem aos requisitos mínimos exigidos em edital ou têm dificuldades em comparecer com todos os documentos no momento que chamados.


Inspirando-nos no modelo de pregão eletrônico:

Para resolver esse problema proponho que adicionado ao sistema em portal de internet um componente muito importante baseado no modelo de pregão eletrônico.


Foto ilustrativa de pregão eletrônico. Fonte: http://www.blogdafloresta.com.br/comissao-geral-de-licitacao-adota-iniciativa-para-agilizar-compras-publicas/

Os pregões eletrônicos são uma modalidade de licitação que busca adquirir produtos ao estado por menor preço. Nos pregões eletrônicos as empresas fornecedoras são cadastradas num sistema eletrônico pela internet e podem participar dos pregões. Nos pregões cada empresa submete as informações de seus preços de produtos ou orçamentos no sistema e o sistema automaticamente classifica e escolhe o vencedor do pregão. O vencedor do pregão deve, após o pregão, comprovar documentos e condições para o fornecimento dos produtos e tem um contrato aberto com o estado.

O chamamento de professores poderia seguir em parte essa lógica comprovadamente eficiente que fez com que os pregões eletrônicos se tornassem não somente previstos, como também a forma preferencial de pregão prevista por lei.
(Mais informações Decreto Lei 5450/2005; 5504/2005 e portaria interministerial 207/2006)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Preg%C3%A3o_eletr%C3%B4nico



A escolha dos horários disponíveis pelos professores para as aulas:

O sistema de cadastro de professores pelo PSS ganharia um componente onde o professor informaria, e seria capaz de manter atualizado durante o processo, numa área dentro do portal do PSS sua disponibilidade de horários para trabalhar. Dentre os horários, ou ao menos os turnos, escolhidos seria possível escolher também uma ordem de preferência. Por exemplo: O professor A pode trabalhar todos os dias pela manhã ou a noite, mas prefere trabalhar pela manhã. O sistema automaticamente escolheria para o professor A apenas aulas para os turnos da manhã e da noite e preferiria a manhã.
O sistema também deveria ser capaz de evitar sobrecarga do professor limitando as horas de trabalho em 40 horas e evitando turnos incompatíveis como noite, manha e tarde num mesmo dia.


Exemplo de como pareceria numa página html uma tabela de horários semanal. Ver mais em:
http://fullcalendar.io/js/fullcalendar-2.6.1/demos/languages.html


A escolha das escolas de preferência:

Também nesta área o professor poderia selecionar uma ordem de escolas de sua preferência para trabalhar. Esta lista de escolas poderia ser tão longa quanto se queira porque o sistema usaria a lista para ordenar as escolas de preferência do candidato e evitaria chamar o candidato para uma escola que não esteja na lista ao menos que o candidato marcasse uma opção de que aceitaria escolas além das listadas.

Assim um sistema eletrônico ganharia duas informações muito importantes para o chamamento:
- Horário disponível do professor;
- Lista de preferência das escolas;


As Informações adicionais que o sistema teria das escolas:

Em uma outra área de um portal da internet, (peço que me perdoem se essa área já existir), as escolas poderiam preencher e informar ao sistema os horários, quantidade de aulas e disciplinas nos quais elas precisam de professores.

Assim o sistema eletrônico ganharia três informações chave das escolas:
- Disciplinas;
- Horários;
- Quantidade de aulas;



Como evitar o problema dos professores que não entregam os documentos?

Para evitar que o sistema fique cheio de cadastros de professores que eventualmente não venham a comprovar títulos ou atender a critérios básicos o cadastro dos professores candidatos às vagas do PSS teria de agregar os documentos necessários ao processo e poderia inclusive agregar já alguns, ou mesmo todos os documentos necessários para a contratação.

Essa entrega de documentos seria feita por arquivos anexados de forma digital ao sistema, de modo que algum documento faltante pudesse ser adicionado posteriormente dentro de um prazo razoável anterior a data final do cruzamento das informações a medida que o candidato conseguir providenciar e digitalizar os documentos exigidos.

Os funcionários dos núcleos de educação ou da secretaria de educação analisariam num sistema de portal de internet os documentos postados eletronicamente e chamariam para uma entrega pessoal de documentos somente casos em que algum esclarecimento precisasse ser feito sobre algum documento que não pudesse ser feito via comunicação eletrônica. Essa análise pela internet aliviaria a sobrecarga de trabalho dos funcionários dos núcleos porque poderia ser feita caso a caso no ritmo necessário sem a necessidade de chamar uma multidão de candidatos para a entrega de títulos numa única data.

Assim após essa análise virtual de documentos o sistema teria somente candidatos cadastrados que atendessem a todas as exigências dos editais e que estariam prontos esperando a contratação numa escola que listaram como preferencial, sem serem chamados em escolas que não podem atender, sem serem chamados em horários que não podem trabalhar.



Cruzando as informações.

Ao final do prazo das inscrições dos professores candidatos o sistema cruzaria automaticamente as informações inseridas pelos professores candidatos com as informações inseridas pelas escolas e montaria uma lista de chamamento que chamaria diretamente o professor "A" da disciplina "D" para a escola "X". Na escola, ou nos núcleos regionais, o professor seria chamado para providenciar, com prazos razoáveis, os documentos finais para a contratação. Sabendo onde trabalharia e não teria de escolher de última hora.



Um pouco da lógica da seleção pelo sistema:

Quero trazer nesta sessão uma ideia bem simplificada, não pretendo escrever algoritmos de solução do problema, trata-se de uma ilustração bem simplória.

De posse das informações o sistema processaria os dados mais ou menos da seguinte forma:
Selecionar dados do Candidato 1º colocado. Professor "A".
Selecionar primeira escolha de escola (escola X) e horários disponíveis do 1º colocado.
Enquanto não encontrar vaga nem terminarem as escolas.
 Se existem vagas nesta escola nos horários disponíveis pelo candidato:
  Aulas da escola X ficam com o professor "A".
 Senão tentar a próxima escola da lista do professor.
Fim do enquanto.

Assim de professor em professor seguindo a ordem de classificação e a ordem de preferência das escolas informada pelo professor no sistema até que as vagas existentes sejam preenchidas.
O sistema preencheria uma tabela com a lotação dos professores e informaria cada um de sua escola e horário.
Assim somente os professores lotados em alguma escola dentre as previstas na inscrição seriam chamados para os documentos finais de contratação.

Considerando que com todas estas medidas ainda aconteçam casos em que o professor desista o sistema rodaria um novo cruzamento de informações tentando resolver as vagas reabertas até que cada escola tenha um professor.

Conclusão

Fica postado um rascunho de minha ideia e sugestão de melhoria do sistema de dados do PSS. Se você gostou e quer saber mais detalhes me escreva com um comentário neste blog. Se você tem outras ideias que possam somar ou melhorar esta ou que sejam diferentes, mas que possam melhorar o sistema do PSS por favor contribua. O futuro da nação se faz com a contribuição de todos.

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